
Psicologia
Comportamental
A psicologia comportamental – também conhecida como behaviorismo, estudada por grandes cientistas como Pavlov – é uma das áreas da psicologia, ao qual se baseia em estímulos e comportamentos. Sua abordagem analisa quais estímulos incitam comportamentos específicos e qual a razão de o indivíduo responder a esses estímulos.
Na psicologia comportamental também é levada em consideração o ambiente em que o indivíduo está inserido e os estímulos que recebe.
A Teoria Cognitiva Comportamental é uma abordagem que faz a identificação de padrões psíquicos comportamentais, hábitos e crenças envolvidos na origem dos problemas. Por meio desse ponto de partida que se reformula a percepção do paciente para algo mais positivo, ou seja, uma reprogramação existencial do indivíduo.
A abordagem cognitiva-comportamental acredita que as crenças e pensamentos disfuncionais são a base das dificuldades e transtornos do paciente. Logo as intervenções que o psicólogo utiliza permitem superar esses problemas por meio da reestruturação da cognição e do comportamento.
A terapia cognitiva comportamental é uma forma de psicoterapia que se baseia no conhecimento empírico da psicologia. Ela busca o correto entendimento quanto ao modo como seres humanos modificam seus pensamento, emoções e comportamentos, proporcionando melhoria sistemática dos problemas tratados.
Fenomenologia
Já em relação a atuação do psicólogo fenomenológico-existencial, a abordagem possui uma base filosófica dentro da psicologia. Seu principal percursor foi o filósofo Martin Heiddegger, amplamente reconhecido como um dos principais filósofos do século XX.
O principal intuito desta abordagem é olhar para o paciente tal como ele é, diante de sua autenticidade, lançado em suas possibilidades, reconhecendo a fragilidade de sua própria existência.
A fenomenologia tem por intuito o rompimento de conceitos teóricos pré-deterministas, se preocupando sobretudo com o que está por trás de todas as psicopatologias e teorias psicológicas: o ser humano e tudo o que emerge de mais autêntico neste encontro psicoterapêutico.






